Não é só nas fantasias que os baianos mostram a sua criatividade durante o Carnaval. Em Salvador, uma disputa esquenta a folia e causa muito burburinho: a escolha do hit do ano. As bandas e os cantores da Bahia passam o ano bolando as músicas que irão embalar os trios elétricos. Ganha a que mais grudar no ouvido e na boca do povo. Vale até bolão para tentar adivinhar a vencedora. O que não faltam são apostas. Confira a lista de favoritas ao título de 2011.
Liga da Justiça -- Leva Nóiz: De autoria do cantor e percussionista Márcio Victor, que também concorre a música Chupeta (veja mais abaixo), o hit é difundido pelo grupo Leva Nóiz e diverte os foliões com a história da fuga da Mulher Maravilha e do Super-Homem, que perdem seus super poderes. A banda, pouco conhecida nos outros estados brasileiros, tem feito uma forte campanha para receber o título de hit do ano, repetindo a canção diversas vezes ao longo do percurso do trio -- sobre o qual vão as dançarinas vestidas de Mulher Maravilha, o vocalista, de Super Homem e os músicos, de outros super-heróis com saias. A campanha tem reforço neste sábado, com participação no programa Caldeirão do Huck, na TV Globo.
Vou Não, Quero Não -- Reginho e Banda Surpresa: Na sexta-feira, o grupo de forró eletrônico Aviões do Forró subiu num trio elétrico em Salvador pela terceira vez para arrastar uma multidão com o sucesso do grupo Reginho e Banda Surpresa. A música sobre um homem que nega a diversão em obediência à mulher já foi apresentada no Big Brother Brasil 11 e vem dominando as rádios de todo o país e sendo reproduzida por quase todos os grupos que se apresentam nos circuitos da folia baiana. Mais: ela já ganhou uma “resposta”, uma música em que um homem diz “vou sim, quero sim, minha mulher não manda em mim”.
Tchubirabiron -- Parangolé: A banda baiana responsável pelo hit campeão de 2010, o incansável Rebolation, tenta emplacar mais um neste ano. A música não tem letra complexa e a palavra Tchubirabiron não tem um significado específico. O maior apelo da canção é o refrão fácil de decorar e a coreografia simples no ritmo da swingueira, o pagode baiano. O grupo Parangolé só estreia no carnaval neste sábado, mas a música já foi repetida por outras bandas que se apresentaram nas ruas da cidade.
Chupeta - Psirico: O vocalista da banda, Márcio Victor, é craque em emplacar hits. Em 2008, venceu com a música Toda Boa e este ano também compete como compositor de Liga da Justiça. Chupeta, segundo o autor, mistura referências da marchinha “Mamãe Eu Quero” com a canção de Luiz Caldas que dizia “Pega ela aí para passar batom de violeta na boca e na buchecha”. A letra atual, aliás, também tem duplo sentido.
É Carnaval -- Daniela Mercury: Veterana no Carnaval da Bahia, Daniela procura soar profunda numa canção cheia de variações rítmicas e letra sobre a alegria e a tradição da festa momesca no Brasil e no mundo. O refrão, que chega a ser cantado em inglês em alguns momentos -- será para agradar Camille Paglia? -, cita a história da folia pagã que une raças e culturas.
Água -- Cláudia Leitte: A musa loira da Bahia aposta na água, que já foi homenageada pela Timbalada , e, quando interpreta a música, aproveita para refrescar o calor dos foliões jogando jatos sobre a multidão que segue seu trio. A letra de refrão simples diz que a bebida mais pura do mundo é a “mistura do amor”.
Acelera Aê -- Ivete Sangalo: A grande diva do Carnaval lançou a música candidata a hit em nobre estilo, na gravação de seu DVD, no Madison Square Garden, em Nova York. Desde então, a canção empolgante não para de tocar nas rádios e levanta o público quando Ivete a canta. Ainda que não seja a escolhida em Salvador, a música já é um hit em todo o país.
Wado - Vazio Tropical (2013)
-
*Wado - Vazio Tropical (2013) *
1. *Cidade Grande*
2. *Rosa*
3. *Canto dos Insetos*
4. *Carne*
5. *Flores do Bem*
6. *Quarto Sem Porta*
7. *Zelo*
8. *Tão...
Há 11 anos