sábado, 22 de janeiro de 2011

(NOTÍCIAS MUSICAIS) Indústria da música planeja banco de dados global de copyright

Do Delete.com, em Los Angeles

Indústria da música está criando um banco de dados global para facilitar o surgimento de novos serviços de venda de canções online.

A indústria estima que 100 milhões de euros podem ser economizados anualmente em administração de taxas de copyright e podem voltar aos autores das músicas com a simplificação do sistema atual.

Nos últimos anos, selos musicais e distribuidores têm trabalhado para licenciar suas músicas para uma diversidade de plataformas como redes e aparelhos móveis, sites, provedores de serviços na Internet e grupos de TV paga.

O longo e complexo processo dificulta que novos serviços decolem, pois é necessário assinar acordos de licenciamento com muitos grupos que detêm direitos de gravação e contratos com os artistas.

Os distribuidores --que ganham dinheiro cada vez que uma música é tocada na rádio, em comerciais, filmes ou na Internet-- devem distribuir pagamentos para os compositores da música. Uma canção pode ter diversos compositores e geralmente eles têm contratos com diferentes gravadoras.

Um serviço que opera em diferentes países também precisa assinar contratos com as associações de pagamento de royalties em cada nação que funciona, o que torna o negócio trabalhoso.

Atualmente, não existe nenhum banco de dados mostrando qual selo ou compositor detém quais direitos. Por isso é difícil saber por onde começar um negócio na área.

No momento, a consultoria Deloitte está desenvolvendo um banco de dados para a indústria com base nas informações da Universal Music Publishing e EMI Publishing, que estão entre as maiores associações de coleta de royalties, e de varejistas como Amazon e iTunes, que pertence à Apple.

A Comissão Europeia requisitou a esses grupos que participassem do processo.

O sócio da Deloitte Neil Allcock relatou esperar que elementos do banco de dados estejam prontos muito em breve e que ele esteja plenamente funcional entre 18 meses e 2 anos.

Envie críticas, dicas, sugestões, comentários sobre postagens e para você empresário, divulgue sua marca aqui em nosso site...



Entre em contato conosco:

E-mail: portalworldmusic@hotmail.com

Twitter: www.twitter.com/portworldmusic

Comunidade no Orkut: Portal World Music (OFICIAL)